logomarca do núcleo dança aberta

 
  botão página inicial
  botão quem somos
  botão danceability
  botão projetos
  botão mídia
  botão parceiros
  botão contato

Banner com a logomarca da oficina de danceability 2014


Dança Aberta 2014 – Oficina de Dança DanceAbility

No Brasil, o Núcleo Dança Aberta vem promovendo, com a ajuda de variados parceiros, eventos como workshops e performances ligados ao método DanceAbility, alguns com a participação de Alito Alessi, dançarino e coreógrafo criador do método.

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com e sem deficiência.

O método trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

Na Oficina do Núcleo Dança Aberta, por dois meses pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.

Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade.

No segundo semestre de 2014 acontece a 3ª edição da Oficina de Dança DanceAbility em São Paulo. A Oficina de Dança DanceAbility 2014 será oferecida gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e conta com os patrocínios da Eaton e White Martins, através do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.


De 2 de setembro a 23 de outubro de 2014
terças e quintas, das 14:30h às 17:30h



Local: Pulsarte
Endereço: Rua Pereira Leite, 55 - Alto de Pinheiros – São Paulo – SP


Público-Alvo
Faixa etária: crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos.

Grupo I - Núcleo Didático: pessoas com ou sem deficiência, com interesses nas áreas de educação, terapia, fisioterapia, liderança comunitária, artes e na abordagem didática do DanceAbility. O Grupo I tem formação constante e participará de todos os encontros da oficina.
Nº de Vagas (seleção pública): 15 participantes.

Grupo II - pessoas com deficiência e seus acompanhantes, integrantes de ONGs, instituições e grupos inclusivos esportivos ou artísticos. O Grupo II participará apenas do segundo encontro semanal (aula aberta de DanceAbility) e sua formação será constantemente renovada.
Nº de Vagas (contato direto com a equipe de produção): 15 participantes por encontro.

O primeiro encontro semanal trará apenas o Núcleo Didático para abordar aspectos do método, em âmbito teórico e prático. O segundo encontro semanal unirá o Núcleo Didático ao Grupo II – para praticarem o DanceAbility em forma de aula aberta. As aulas abertas terão acompanhamento de músicos improvisando com os grupos.

Ao final de dois meses a oficina terminará com uma improvisação dos participantes do Núcleo Didático, aberta gratuitamente ao público.

Está previsto registro de imagens em vídeo e fotografia, assim como a produção de uma apostila documental a partir do registro escrito de cada encontro.

O projeto oferece transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao local de trabalho e assistência para locomoção.

A Oficina não está autorizada a formar professores de DanceAbility. A concessão para lecionar a técnica só é obtida através do curso “DanceAbility Teacher Certification Training” com Alito Alessi (EUA). No entanto, a partir do contato com a abordagem didática e com uma amostra significativa de exercícios, a metodologia DanceAbility pode ser bastante aproveitada por quem quiser utilizá-la em seu trabalho de forma a disseminar informações valiosas para a transformação de mentalidades e a abertura de novos caminhos.

A Oficina será ministrada pelas professoras certificadas da técnica DanceAbility Neca Zarvos – atriz e dançarina – e Estela Lapponi – performer.


FICHA TÉCNICA

Idealização – Neca Zarvos e Priscila Jorge
Professoras Certificadas da Técnica DANCEABILITY – Neca Zarvos e Estela Lapponi
Coordenação Musical – Natalia Mallo
Músico Acompanhante – Ramiro Murillo
Coordenação Geral – Priscila Jorge
Produção Executiva – Maíra Silvestre
Realização – Núcleo Dança Aberta

lista dos candidatos selecionados para o Núcleo Didático da Oficina de DanceAbility do Núcleo Dança Aberta de 2014


INSCRIÇÕES PARA VAGAS DO GRUPO I – NÚCLEO DIDÁTICO

1. O candidato, obrigatoriamente, deverá efetuar sua inscrição enviando os seguintes dados:
a) Nome;
b) Data de Nascimento;
c) Endereço Completo;
d) Telefone(s) para Contato;
e) e-mail;
f) Profissão;
g) Currículo Resumido (máximo de 10 linhas);
h) Carta de Interesse (máximo de 15 linhas).
i) Informar se tem deficiência e qual e se precisa de transporte disponibilizado pelo projeto.

2. As inscrições deverão ser efetuadas diretamente pelo site www.nucleodancaaberta.com ou enviadas por e-mail para contato@nucleodancaaberta.com, no período de 28 de julho a 13 de agosto de 2014.

3. Serão indeferidas as inscrições de candidatos que não forem apresentadas no lugar, prazo, forma e demais condições especificadas no presente comunicado.

4. A inscrição do candidato implica na prévia e integral concordância com as normas desta Seleção e com o registro escrito, fotográfico e em vídeo das atividades propostas.


DA SELEÇÃO

1. Pré-Seleção
Através da análise de currículo e carta de interesse, candidatos serão qualificados para a fase final. Esses candidatos serão informados por email e/ou telefone entre os dias 20 e 22 de agosto de 2014 e convidados para uma entrevista.

2. Seleção
A definição dos candidatos se dará por meio de entrevistas a serem realizadas nos dias 26 e 27 de agosto de 2014, no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, nº 1.000 - Paraíso. Divulgação dos selecionados no site www.nucleodancaaberta.com no dia 29 de agosto de 2014. Os candidatos selecionados serão comunicados por email e/ou telefone entre os dias 28 e 29 de agosto de 2014.

Critérios de Seleção, maiores informações e dúvidas pelo e-mail contato@nucleodancaaberta.com ou pelos telefones (11) 3213-2478 ou 99401-8419, com Maíra Silvestre.